A resistividade de solo é uma medida de quanto o solo resiste a passagem da corrente elétrica. Leva em consideração alguns fatores como variação da composição do solo e o teor de umidade. A resistividade do solo é necessária para planejar o sistema de aterramento em subestações elétricas, Parques Solares e Eólicos.
Para a determinação da resistividade elétrica do solo é adotado o arranjo de Wenner em uma ou duas direções (N-S ou E-W). Para aquisição dos dados é utilizado um resistivímetro, que possuem quatro hastes, que são posicionadas equidistantes, nas medidas de 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64m. O equipamento utilizado, injeta uma corrente elétrica entre os dois eletrodos externos, e os dois eletrodos internos têm a função de medir a diferença de potencial elétricos.
A resistividade elétrica do solo pode indicar diferentes características do solo, como sua umidade, composição e densidade. Valores baixos de resistividade indicam solos com boa condutividade, enquanto valores altos indicam solo menos condutivo.
Os resultados são registrados e analisados para fornecer informações sobre o comportamento do solo em relação à eletricidade, ajudando na tomada de decisões sobre o sistema de aterramento ou outras aplicações relevantes.