Geocron, especializada em Sondagens e Soluções Ambientais

SERVIÇOS

GEOTÉCNICA

Sondagens:

Ensaios:

Resistividade do Solo

A resistividade de solo é uma medida de quanto o solo resiste a passagem da corrente elétrica. Leva em consideração alguns fatores como variação da composição do solo e o teor de umidade. A resistividade do solo é necessária para planejar o sistema de aterramento em subestações elétricas, Parques Solares  e Eólicos.

  • Equipamentos utilizados resistivímetro e Terrômetro; 
  • Medição pelo método Wenner;
  • Certificados de calibração de equipamentos; 
  • Relatório de resistividade do solo, em conformidade com NBR 7117

 

Resistividade Térmica

A resistividade térmica visa estabelecer os critérios para a medição e análise das propriedades de transferência de calor do solo, as quais influenciam a capacidade de condução de corrente dos cabos a serem instalados diretamente no solo, subsidiando assim, o dimensionamento de cabos de baixa e media tensão subterrâneos.

 

  •  Equipamento: TEMPOS da marca Metergroup;
  • Certificados de calibração de equipamentos; 
  • Relatório de resistividade Térmica, em conformidade com a norma IEEE Std 442-198

 

Ensaio de Duplo Anel

A infiltração se constitui como movimento no qual a água penetra verticalmente no solo pela ação da gravidade e da ação capilar, podendo ou não atingir uma zona saturada ou um aquífero.

A infiltração vertical da água no solo é classicamente estudada utilizando-se o infiltrômetro de duplo anel, onde se inunda uma superfície de solo com cilindros concêntricos de 20 e 40cm, encravados no solo cerca de 10cm. As medidas de infiltração são feitas no cilindro interno, sendo o externo apenas para diminuir os chamados efeitos de bordadura e infiltração lateral. Essa medidas são feitas nos tempos de 2, 4, 6, 8, 10 e 15 minutos, permanecendo o último tempo até completar-se três horas de análise

Ensaio Permeabilidade do solo

O ensaio de permeabilidade é utilizado para medir a absorção de água na camada de solo de interesse em um intervalo de tempo, a camada de solo em estudo deve estar posicionada entre o fundo da perfuração e o limite inferior do tubo de revestimento para a correta realização do ensaio.

O ensaio pelo método de permeabilidade consiste em encher o furo até a boca mantendo o nível d’agua estável por cerca de 10 minutos para “saturação”. Na sequência, interrompe-se o fornecimento d’agua, tomando-se este instante como zero, e a intervalos curtos no início e mais longos em seguida: 15”, 30”, 1’, 2’, 3’, 4’, 5’, 6’, 10’, 15’, 20’ e 30’; totalizando 30 minutos de ensaio

Ensaios e coletas

Coleta de amostras indeformadas

densidade in situ 3 e

Ensaio de massa especifica aparente do solo in situ

Coleta de amostras deformadas

Poços de inspeção com coleta para ensaios de granulometria com sedimentação, limites de Atterberg, densidade real dos grãos, ensaio de compactação e ensaios químicos (cloro, sulfato e matéria orgânica);

Hidrogeologia

Locação de poços tubulares

A escolha do local ideal para a construção de um poço tubular é a fase mais importante do projeto de abastecimento água.  A perfuração do poço sem um estudo resultam na maioria das vezes em poços improdutivos acarretando um grande prejuízo para o dono do terreno ou residência.

O estudo geofísico pelo método de eletrorresistividade consiste na introdução de uma corrente elétrica no subsolo e no cálculo das resistividades dos materiais geológicos em diferentes profundidades.

O arranjo gradiente é o  mais utilizado na locação de poços em rochas cristalinas. O levantamento é rápido, mantendo-se fixos os eletrodos de corrente (A e B) com abertura igual L, somente os eletrodos de recepção (M e N) são deslocados ao longo de uma linha paralela aos alinhamentos formados pelos eletrodos (A e B).

Teste de bombeamento

Um teste de bombeamento é uma operação que consiste no bombeamento de um poço durante um certo intervalo de tempo e o registro da evolução dos rebaixamentos em função do tempo.

As variáveis envolvidas no bombeamento de um poço e que devem ser monitoradas são as seguintes: 

  • Vazão de Bombeamento (Q) 
  • Rebaixamento do Nível da Água dentro do Poço (s) 
  • Tempo (t) 


O teste de vazão em poço artesiano é um serviço essencial para avaliar o desempenho do poço e determinar a sua capacidade de produção de água. Esse teste é realizado através da medição da vazão de água que flui do poço em um determinado período de tempo.

Limpeza e desinfecção de poços

A importância em se realizar a manutenção e limpeza do seu poço está justamente na renovação destas características, que além de garantirem a melhor qualidade de água que o poço possa oferecer, serve também para prolongar a vida útil dos aparelhos constituintes, como os tubos de transmissão e até mesmo a bomba d’água.

Em geral, o primeiro passo é a retirada do conjunto de bombeamento do poço para verificação e higienização. Então, utiliza-se um compressor de ar para realizar o bombeamento ou circulação interna dentro do poço.

A desinfecção é feita com aplicação de hipoclorito de sódio dentro do poço. Após um período de 6 horas  a água é bombeada para fora até que toda a sujeira seja retirada do poço.