A geofísica é um método de investigação indireta extremamente eficiente, de baixo custo e na grande maioria dos casos totalmente isenta de impacto ambiental. Na exploração de recursos de minerais, a geofísica é capaz de detectar características de interesse potencial que não poderiam ser descobertas somente por mapeamento geológico , campanhas de sondagem e análises laboratoriais. A aplicação de diversos métodos e estudos é essencial para o entendimento da Geologia de uma forma mais completa possível.
Os métodos geofísicos mais utilizados na exploração mineral são os métodos elétricos e os eletromagnéticos:
São utilizados para prospecção mineral de metais e são largamente utilizados por serem de baixo custo. Neste método estuda-se o comportamento do fluxo da corrente elétrica no ambiente geológico.
Os métodos elétricos mais comumente utilizados na prospecção mineral são: Potencial Espontâneo, Polarização Induzida e Eletrorresistividade.
Fazem uso da resposta do solo à propagação de campos eletromagnéticos, que são compostos por uma intensidade elétrica alternada e por uma força de magnetização.
Os métodos eletromagnéticos aerotransportados são largamente utilizados na prospecção de corpos condutivos de minérios, dessa forma não há necessidade de contato físico do transmissor ou do receptor com o solo, fazendo com que sejam realizados mais rapidamente que os levantamentos elétricos.